Diferenças entre engenharia de produção e administração

As informações listadas abaixo, retrata de forma clara as diferenças entre dois cursos de graduação de grande procura, podendo facilitar o futuro universitário na escolha entre qual carreira seguir.
  • Métodos quantitativos X Métodos qualitativos: A engenharia de produção, aproveitando-se da base matemática fornecida pela engenharia, focaliza os métodos quantitativos em detrimento dos métodos qualitativos utilizados na administração. Disciplinas como teoria geral da administração, gestão estratégica, administração financeira e economia são ensinadas no ciclo básico da engenharia de produção, juntamente com as disciplinas das áreas de matemática, física e química; e servem de pré-requisito para disciplinas com métodos quantitativos como teoria dos jogos, engenharia econômica, engenharia de métodos, controle estatístico da qualidade, programação matemática, análise multicritério no auxílio à decisão, redes neurais, otimização de fluxos em redes, planejamento e controle da produção, etc.
  • Engenharia de Produção é um curso direcionado a projetos: assim como as demais engenharias, a engenharia de produção se destina a realização de projetos. Ou seja, assim como o engenheiro civil projeta construções, o engenheiro mecânico projeta peças mecânicas, o engenheiro eletricista projeta instalações elétricas, etc.; o engenheiro de produção projeta a organização como um todo envolvendo materiais, equipamentos, processos, pessoas e outros aspectos. Como exemplo pode-se citar os projetos para implantação de sistemas produtivos ou logísticos.
  • Engenharia de Produção é um curso mais técnico: a engenharia de produção é um curso mais técnico, e está mais relacionada com o uso de tecnologia. Como exemplo, o uso de sistemas de apoio a decisão, técnicas de redes neurais, CAD (Desenho Auxiliado por Computador), lógica fuzzy, meta-heurísticas, sistemas de simulação, etc.; ou seja: técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais em geral.
Fonte: wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas