Princípios de Administração Científica

Taylor, ficou conhecido como o pai da administração científica, após aplicar seus conhecimentos da Engenharia Industrial nas fábricas em que trabalhou. Em consequência disso, foi publicado em 1911, o livro intitulado como: Princípios de Administração Científica, em que é possível notar, os quatro princípios básicos proposto por Taylor (TAYLOR, 1990, p. 40-41).
  • Desenvolver para cada elemento do trabalho individual uma ciência que substitua os métodos empíricos. 
Com isso, ele pretendia deixar de lado os métodos aprendidos pelos operários ao longo do tempo, e desenvolver estudos específicos para cada tarefa.
  • Selecionar cientificamente, depois treinar, ensinar e aperfeiçoar o trabalhador. 
Selecionar o funcionário de acordo com a tarefa mais adequada ao seu perfil e condições físicas. (Leia o estudo da pá)
  • Cooperar cordialmente com os trabalhadores para articular todo o trabalho com os princípios da ciência que foi desenvolvida. 
Neste princípio, Taylor demonstrou que preocupava-se com o trabalhador, embora haja controvérsia.
  • Manter divisão equitativa de trabalho e de responsabilidades entre a direção e o operário. A direção incumbe-se de todas as atribuições, para as quais esteja bem aparelhada do que o trabalhador; ao passo que no passado quase todo o trabalho e a maior parte das responsabilidades pesavam sobre o operário.
Quanto a este princípio, ele refere-se que, deverá ser atribuída as tarefas por um superior responsável, e não o contrário, ou seja, como no dito popular "cada um no seu quadrado".
Dessa forma, seus trabalhos ainda contribui grandemente para a linha de produção, mesmo com o passar do tempo.
REFERÊNCIA
TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de Administração Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
 

Comentários

Postagens mais visitadas