2.2 Gestão de Estoques
Gerenciar o estoque de qualquer
segmento produtivo, poderá reduzir os custos de armazenamento,
espaço físico, energia elétrica e por ai vai…
O fato é que gerenciar o estoque não
é uma tarefa tão simples, embora haja seguimentos em que não
requer nenhum software de ultima geração, bastando apenas uma
caneta, papel e força de vontade!
Antes de pensarmos em gerenciar o
estoque, temos que pensar primeiramente na necessidade de estocagem,
qual seria o real motivo para estocar matéria-prima? Pois bem,
poderemos ver que nas respostas para esta questão, aparecerá
repetidas vezes algo relacionado à: atendimento de demanda.
A demanda é uma solicitação de um
produto ou serviço, de um, ou vários clientes, sendo assim, em
épocas sazonais em que a produção ocorre em um determinado
período; para atender um público em uma determinada época, podendo
ser: Páscoa e Natal por exemplo, deverá ser analisado os dados da
demanda de épocas anteriores.
Existem diversas formas para calcular
a demanda de um produto ou serviço, desde a mais simples, até as
mais complexas.
Conhecer a demanda de um produto é
crucial para verificar se haverá a necessidade de fazer estocagem de
matéria-prima ou de produtos acabados.
Pensando em redução de custos, o
Just-in-Time, que significa: “na hora certa”, tem o conceito de
que nada deverá ser produzido além do requisitado e necessário. A
Toyota, grande fabricante de automóveis, utiliza essa filosofia,
para produzir somente o necessário para atender a sua demanda.
Entender a dinâmica da produção ou
do serviço, obtêm-se resultados de curto, médio e longo prazo,
resultados esses que pode não ser somente financeiro, mas a
fidelidade dos clientes poderá ser um dos requisitos mais importante
diante de uma crise inesperada.
Comentários
Postar um comentário