2.2 Gestão de Estoques



Gerenciar o estoque de qualquer segmento produtivo, poderá reduzir os custos de armazenamento, espaço físico, energia elétrica e por ai vai…
O fato é que gerenciar o estoque não é uma tarefa tão simples, embora haja seguimentos em que não requer nenhum software de ultima geração, bastando apenas uma caneta, papel e força de vontade!
Antes de pensarmos em gerenciar o estoque, temos que pensar primeiramente na necessidade de estocagem, qual seria o real motivo para estocar matéria-prima? Pois bem, poderemos ver que nas respostas para esta questão, aparecerá repetidas vezes algo relacionado à: atendimento de demanda.
A demanda é uma solicitação de um produto ou serviço, de um, ou vários clientes, sendo assim, em épocas sazonais em que a produção ocorre em um determinado período; para atender um público em uma determinada época, podendo ser: Páscoa e Natal por exemplo, deverá ser analisado os dados da demanda de épocas anteriores.
Existem diversas formas para calcular a demanda de um produto ou serviço, desde a mais simples, até as mais complexas.
Conhecer a demanda de um produto é crucial para verificar se haverá a necessidade de fazer estocagem de matéria-prima ou de produtos acabados.
Pensando em redução de custos, o Just-in-Time, que significa: “na hora certa”, tem o conceito de que nada deverá ser produzido além do requisitado e necessário. A Toyota, grande fabricante de automóveis, utiliza essa filosofia, para produzir somente o necessário para atender a sua demanda.
Entender a dinâmica da produção ou do serviço, obtêm-se resultados de curto, médio e longo prazo, resultados esses que pode não ser somente financeiro, mas a fidelidade dos clientes poderá ser um dos requisitos mais importante diante de uma crise inesperada.

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