2.3 Projeto e Análise de Sistemas Logísticos
O
problema abaixo, e a resolução da questão aqui postada, foi
publicada em um blog que contém diversas questões resolvidas de
concursos para Engenheiro de Produção. Essa questão representa
claramente a importância do Engenheiro de Produção para projetar,
analisar e solucionar os problemas de um sistema logístico. Vamos
conferir:
Uma empresa compra 4.500 caixas divididas igualmente entre três fornecedores e deseja diminuir o tempo de recebimento da entrega. Para cada dia que o fornecedor antecipar a entrega das caixas, o comprador aumentará a sua cota em 100 caixas. Todos os fornecedores utilizam, atualmente, o transporte ferroviário e devem avaliar outros modais que possibilitem a antecipação desejada pelo comprador. Um dos fornecedores tem suas caixas avaliadas em R$ 200,00 e consegue uma margem de contribuição bruta de 10% do valor das caixas, sem considerar os custos de transporte. Com base no levantamento de custos e tempos dos modais apresentados na tabela acima, qual a solução de transporte que possibilitará um incremento maior da margem de contribuição líquida para a entrega das caixas de maneira mais rápida?
(A)
Apenas aéreo.
(B)
Apenas ferroviário.
(C)
Apenas rodoviário.
(D)
Aéreo em conjunto com rodoviário.
(E)
Ferroviário em conjunto com rodoviário.
Resolução:
O texto é longo e confunde “quem somos” na questão... Somos o fornecedor, transportamos apenas pelo modal ferroviário, vamos mudar e temos que calcular a mais vantajosa (maior lucro).
Atualmente, transportamos 1500 caixas pela ferrovia com tempo de entrega de 10 dias e ganhamos R$20 por caixa. Para cada dia que diminuirmos esse tempo de entrega, aumentamos 100 caixas, mas ainda tem o custo por essas caixas adicionais.
Para o ferro + rodo, diminuímos 2 dias na entrega e passamos a entregar mais 200 caixas, isto é, 1500+200=1700. A receita será de 1700*R$20 e o custo será de 1700*R$5, lucro é a receita – custo.
Fazemos
isso para cada opção, quanto maior o lucro, melhor.
Ferro + rodo: (1500+200)*(20-5)=R$25.500
Rodo: (1500+500)*(20-6)=R$28.000
Aéreo + rodo: (1500+700)*(20-10)=R$22.000
Aéreo: (1500+800)*(20-12)=R$18.400
O rodoviário tem o maior lucro, é a melhor opção C.
Uma
boa questão para termos uma ideia da responsabilidade de um bom
planejamento, que de fato, o profissional buscará sempre o modelo
matemático que possibilite o maior lucro.
Fonte: engprodpetrobras
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