2.3 Projeto e Análise de Sistemas Logísticos



O problema abaixo, e a resolução da questão aqui postada, foi publicada em um blog que contém diversas questões resolvidas de concursos para Engenheiro de Produção. Essa questão representa claramente a importância do Engenheiro de Produção para projetar, analisar e solucionar os problemas de um sistema logístico. Vamos conferir:

Uma empresa compra 4.500 caixas divididas igualmente entre três fornecedores e deseja diminuir o tempo de recebimento da entrega. Para cada dia que o fornecedor antecipar a entrega das caixas, o comprador aumentará a sua cota em 100 caixas. Todos os fornecedores utilizam, atualmente, o transporte ferroviário e devem avaliar outros modais que possibilitem a antecipação desejada pelo comprador. Um dos fornecedores tem suas caixas avaliadas em R$ 200,00 e consegue uma margem de contribuição bruta de 10% do valor das caixas, sem considerar os custos de transporte. Com base no levantamento de custos e tempos dos modais apresentados na tabela acima, qual a solução de transporte que possibilitará um incremento maior da margem de contribuição líquida para a entrega das caixas de maneira mais rápida?

(A) Apenas aéreo.
(B) Apenas ferroviário.
(C) Apenas rodoviário.
(D) Aéreo em conjunto com rodoviário.
(E) Ferroviário em conjunto com rodoviário.

Resolução:
O texto é longo e confunde “quem somos” na questão... Somos o fornecedor, transportamos apenas pelo modal ferroviário, vamos mudar e temos que calcular a mais vantajosa (maior lucro).

Atualmente, transportamos 1500 caixas pela ferrovia com tempo de entrega de 10 dias e ganhamos R$20 por caixa. Para cada dia que diminuirmos esse tempo de entrega, aumentamos 100 caixas, mas ainda tem o custo por essas caixas adicionais.

Para o ferro + rodo, diminuímos 2 dias na entrega e passamos a entregar mais 200 caixas, isto é, 1500+200=1700. A receita será de 1700*R$20 e o custo será de 1700*R$5, lucro é a receita – custo.

Fazemos isso para cada opção, quanto maior o lucro, melhor.

Ferro + rodo:     (1500+200)*(20-5)=R$25.500

Rodo:               (1500+500)*(20-6)=R$28.000

Aéreo + rodo:    (1500+700)*(20-10)=R$22.000

Aéreo:              (1500+800)*(20-12)=R$18.400

O rodoviário tem o maior lucro, é a melhor opção C.

Uma boa questão para termos uma ideia da responsabilidade de um bom planejamento, que de fato, o profissional buscará sempre o modelo matemático que possibilite o maior lucro.



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